03 fevereiro 2014

A cultura de fulano de tal

Já ouvi muitas vezes dizerem por aí "É porque fulano não tem cultura". Mas, afinal o que diabos é cultura que o pobre do tal fulano não tem?

Dei uma espiadinha na Wikipédia e descobri que muitos "caras" por aí já fizeram algumas definições de cultura, que perpassa desde hábitos e costumes adquiridos pelo homem, que está associado a manifestações artísticas bem como ao conceito de civilização, confundido-se com noções de desenvolvimento, educação, bons costumes. Enfim, encontram-se pelo menos 167 definições para o termo.

Olho em volta e vejo sim muita cultura, o nosso país na verdade é riquíssimo também nesse aspecto. Tem "cultura" para todos os gostos, nas tradições, na música, culinária, deve ter cultura em todas as definições, sendo assim, acredito que o que falta ao tal fulano não é cultura, mas a valorização desta.

Sempre vai ocorrer mudanças culturais. Ok. Há a introdução de novos conceitos ou difusão de conceitos oriundos de outras culturas. Você nasce em um certo ambiente e vai herdando a cultura dos antepassados e também criando novos elementos que a renovam.

Agora eu lhe pergunto: Você conhece a cultura do lugar onde você mora? Você conhece e valoriza a sua cultura? Você se dispõem a conhecer e respeitar culturas diferentes? Ou você considera tudo isso um saco!

A cultura está em nós, a gente aprende mais sobre ela com nossos pais, na escola, convivendo com outras pessoas. Olhe em volta, esteja apto a absorver, admirar, sentir, escutar, pule a parte do "isso não me interessa" ou "não vou ganhar nada com isso".

Saibam que pessoas que respeitam e valorizam sua cultura seja em qual definição for com certeza está disposta a fazer algo para uma sociedade melhor, com certeza terá tempo para discutir a realidade, questionar os problemas e buscar uma solução. Opa, peraí acho que não é isso que os caras que estão lá no poder querem. Já pensou, pessoas educadas que buscam o desenvolvimento? Xii, em uma das definições que encontrei vi que cultura é informação, dá para imaginar que o que nossos políticos querem é um país de pessoas desinformadas.

Então seu Fulano comece a pensar um pouco mais na sua Cultura, nem que seja só para se manifestar com argumentos seguros e concretos em favor do que quer que seja. 

2 comentários:

  1. adorei o texto, um monte de gente falando sobre cultura, mas ninguem entende o que é!
    http://ana-dodia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...