17 janeiro 2015

Princípios da organização | Dicas para começar a organizar sua casa #1

Olá pessoal!
Falei que uma das minhas metas para 2015 é ser mais organizada, por esse motivo resolvi falar um pouco mais sobre organização por aqui, para poder ajudar você que também quer deixar tudo mais organizado esse ano.

As três regras básicas da organização

  1. Cada coisa deve ter o seu lugar predeterminado.
  2. Todos os membros da família devem colaborar.
  3. Tudo o que for tirado do lugar deve voltar para seu local de origem.
Minha missão na verdade é organizar meu quarto, meu maior problema é que tenho muita coisa e não tenho onde guardar, sendo assim, meu primeiro passo vai ser encontrar um lugar certo para guardar cada coisa. Tenho de me policiar também para devolver as coisas ao seu devido lugar, isso é quase uma missão impossível pra mim rsrs.

Continuando nas dicas, se você quer organizar a casa toda comece por uma área específica e reserve pelo menos uma hora por dia para arrumar, afinal, tentar organizar tudo de uma vez pode ser desanimador.

Para começar divida os objetos que você encontrar em 6 categorias:
  • Devolver para o lugar certo
  • Doar
  • Reciclar
  • Vender ou trocar
  • Em uso
  • Guardar
Se para você é difícil se desapegar de algo faça as seguintes perguntas:
  • Esse objeto foi usado durante o último ano por mim ou alguém da minha família?
  • Vale a pena consertar?
  • Ele tem algum valor?
  • Gostamos dele?
  • Ele tem alguma utilidade real?
Analise esses itens objetivamente e tome sua decisão.

Agora existem alguns itens que devem ser eliminados de qualquer forma, pois não tem nenhuma utilidade mesmo depois de um certo tempo.
  • Cabos de aparelhos descartados
  • Catálogos ou calendários dos anos anteriores
  • Celulares e baterias antigas
  • Meias avulsas
  • Objetos ou ferramentas enferrujadas ou empenadas
  • Pilhas velhas
  • Remédios vencidos
  • Sapatos desgastados ou quebrados
  • Cartuchos de impressoras
  • Revistas e jornais velhos
Dê o destino correto a cada item, afinal, pilhas, baterias, celulares, remédios não podem ser descartados no lixo comum, nesse caso procure o local adequado.

Espero que vocês tenham gostado das dicas, semana que vem tem mais.
Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...